As Cidades Refúgio

O Velho Testamento nos causa admiração por diversas razões, mas, particularmente, devido à existência de leis, costumes e circunstâncias culturais muito diferentes das que vivemos hoje, é o caso das cidades refúgio, as quais eram 6 cidades previamente escolhidas, para as quais um assassino acidental poderia fugir e obter acolhimento, Números 35.6.

Esta determinação constava da lei ditada por Deus a Moisés e vemos, nessa questão, a providência divina pra proteger aqueles que matassem alguém por acidente, mas, o assassino intencional não teria direito à proteção das cidades refúgio, pois ele seria morto pelo seu crime.

Ao estudarmos as histórias bíblicas, principalmente as do Velho Testamento, precisamos vislumbrar o que elas têm em comum com a nossa realidade, pois hoje, um homicida não tem um lugar determinado para onde possa fugir e ficar legalmente protegido, mas, todos nós somos originalmente culpados diante de Deus, ainda que não sejamos homicidas.

Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus Romanos.3.23, nossa culpa nos induz à fuga, nossa natureza nos diz: Fuja!”, para onde fugiremos?

Muitos procuram argumentos racionais, filosóficos e etc. para justificarem seus erros e pecados, este é o lugar de fuga que escolheram, outros optam por negar o erro cometido e existem ainda aqueles que culpam outra pessoa, cada um foge em uma direção.

Quando Caim matou seu irmão, sua ação seguinte foi fugir da presença do Senhor, e nós, para onde fugiremos? como escaparemos do castigo pelas nossas faltas?

A Bíblia diz: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará  Salmo 91.1, ao contrário do que fez Caim, devemos correr em direção a Deus, e não correr de Deus. O salmista Davi escreveu: O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza  Salmo 46.1, Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento  Salmo 32.7, Aleluia!

O próprio Deus, através da obra redentora de Cristo, providenciou o nosso refúgio, nossa cidade forte, que é o fato de estarmos acolhidos debaixo da sua graça e da sua misericórdia. Devemos estar escondidos em Cristo, justificados, não por nossas explicações humanas, mas pelo sangue do Cordeiro.

Esse esconderijo não é um covil, de onde se planeja sair para cometer outros erros, de modo nenhum; mas é o lugar de segurança de todos aqueles que se arrependeram e querem acertar.

Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo  I João 2.1.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que você aceita isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar