Deus aprova Mentiras?

por Servo Alexandre Alves

Textos:15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá) 16 e disse: Quando ajudardes no parto as hebreias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva Êxodo 1.15-16 e “ 1 E enviou Josué, filho de Num, dois homens desde Sitim a espiar secretamente, dizendo: Andai e observai a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. 2 Então, deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. 3 Pelo que enviou o rei de Jericó a Raabe, dizendo: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. 4 Porém aquela mulher tomou a ambos aqueles homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram Josué 2.1-4

Vamos analisar os 2 casos:

Faraó havia dado uma ordem terrível: “ O rei do Egito ordenou às parteiras hebreias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, dizendo: Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva ”. As parteiras tinham duas opções: obedecer ao Faraó e serem assassinas de muitas crianças ou desobedecê-lo e arriscar a própria vida, tentando contar a ele alguma história para se safar dessa. Elas escolheram a segunda opção.

A Bíblia diz sobre elas: E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte Êxodo 1.20. Aqui vemos que Deus as abençoa e algumas pessoas questionam o porque Deus as teria abençoado.

Deus compreende a situação difícil que essas mulheres estavam vivendo naquele momento.

O que seria mais destrutivo: ser assassinas de diversos bebês ou mentir ao faraó?

Evidentemente o pecado maior seria compactuar com a matança que faraó queria impor, assim, Deus teria sido misericordioso com elas porque elas escolheram o “ mal menor ”.

Podemos também pensar que essas parteiras seguiram um princípio importante na decisão tomada por elas: obedecer ao desejo de Deus de dar vidas àquelas crianças era maior do que obedecer às ordens de um tirano. Nesse caso, salvar a vida dos bebês seria a melhor escolha a fazer. Veja: “ Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homensAtos 5.29.

No caso de Raabe, a prostituta, observamos que acontece algo parecido:

Ela protege os espiões do povo de Deus dos homens de Jericó que estavam querendo matá-los: “ Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terraJosué 2.3.

Raabe não exita em protegê-los e para isso mente, Josué 2.5. O resultado disso foi a proteção recebida por ela, entendida por muitos como uma grandiosa bênção de Deus: “ Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamosJosué 6.17.

Nesse caso, Raabe teve que fazer uma escolha também difícil: proteger os homens que serviam ao Deus a qual ela estava começando a conhecer e da qual seu coração estava começando a amar e crer, ou ser fiel ao seu próprio povo, um povo pagão e maligno. Ela escolheu honrar os homens de Deus e o povo de Deus.

O que temos aqui não é uma aprovação de Deus a uma mentira, mas o puro exercício da misericórdia de Deus na vida de uma mulher pagã (em processo de conversão) que demonstrou uma grande fé no Senhor: “ 9 e disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós. 10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístesJosué 2.9-10.

A misericórdia de Deus foi tão grande na vida dessa mulher que ela é apontada como trisavó do rei da Davi e fazendo parte da genealogia de Jesus Cristo, Mateus 1.5.

Esses dois casos não podem ser considerados um exemplo de aprovação de Deus ao uso de mentiras. São casos bastante específicos e extremos e devem ser analisados dentro de seus contextos, para que se compreenda exatamente a atitude da misericordiosa de Deus em situações que fogem à normalidade.

Tenha um excelente dia e compartilhe a Palavra de Deus com um amigo ou amiga!

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que você aceita isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar