Personagens Bíblicos – Caim e seus Descendentes

por Servo Alexandre Alves

Gênesis 4.1-26

Versículo para memorizar: Gênesis 4.16

Caim foi o primeiro homem a nascer sobre a terra, seu pai foi Adão e sua mãe Eva. Caim tinha um irmão chamado Abel, segundo Gênesis 5.4, teve outros irmãos e irmãs, mas Abel é o mais importante para este capítulo. Muitos estudiosos da Bíblia acham que Caim e Abel eram gêmeos, mas a Bíblia não menciona isso.

Quando Caim e Abel cresceram, trouxeram uma oferta a Deus, o sacrifício de Abel foi uma ovelha, o que significava que Abel confessou seus pecados e pediu o perdão de Deus, o sacrifício de Caim foram frutos e vegetais que produziu, o que significava seu orgulho por seu trabalho, sentindo que não precisava de perdão. Deus se agradou com a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim e Deus disse para Caim que se arrependesse, mas, ele se recusou e ficou tão furioso que matou seu irmão Abel.

Quando Caim ouviu o julgamento de Deus sobre ele pelo assassinato de Abel, tomou a sua esposa, que era uma de suas irmãs com quem tinha se casado, e foi para longe de Deus, nas terras de Node. Eram terras de peregrinação.

Caim e sua esposa tiveram um filho e o chamaram de Enoque, esse não deve ser confundido com o Enoque do capítulo 5; são completamente diferentes.

Depois do nascimento de seu filho, Caim levantou uma cidade, a primeira da terra, segundo a Bíblia, e a chamou Enoque. A partir da descendência de Caim, surgiu grande civilizações, entre elas havia criadores de gado, músicos, artistas e escultores, porém, os descendentes de Caim, seguindo seu exemplo, permaneceram distantes de Deus, vivendo na maldade.

Vemos o primeiro caso de poligamia e os dois primeiros assassinatos logo nas seis primeiras gerações, não é surpresa que apenas 1656 anos depois da criação de Adão, Deus mandou um dilúvio e destruiu toda a perversa descendência de Caim.

Há muitas pessoas como Caim hoje. Isso não significa que necessariamente matam seus irmãos, apesar de alguns fazerem isso. Quero dizer que eles, como Caim, ignoram sua pecaminosidade e estabelecem sua própria justiça, rejeitando Jesus Cristo, o precioso Cordeiro de Deus e assim tornam-se objetos da ira de Deus eternamente.

Fonte: Alexandre Alves, Servo | Autor Pastor Forrest Keener | Tradução por Albano Dalla Pria | Revisão por Daniel Aaron Gardner

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que você aceita isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar