Personagens Bíblicos – Jacó

por Servo Alexandre Alves

Gênesis, capítulos 28 e 29

Versículo para memorizar: Gênesis 28.1

Depois de obter a benção astuciosamente, Jacó foi forçado a fugir da terra de Canaã para escapar a morte, deixou sua casa e foi a Padã-arã para a casa de Labão ( seu tio ) para conseguir uma esposa, enquanto viajava, passou uma noite muito especial num lugar que mais tarde veio a ser chamado Betel e que viria a ter um papel muito importante em sua vida, naquela noite, enquanto dormiu, teve um sonho no qual era uma visão de uma escada que chegava ao céu, com anjos subindo e descendo, em reação a essa experiência, Jacó fez votos muito importantes, Gênesis 28:18-22. Nem sempre manteve esses votos, mas eles tiveram grande efeitos sobre ele.

Quando chegou na cidade de Labão, imediatamente encontrou Raquel e a amou à primeira vista, negociou com o pai dela trabalhar 7 anos para obtê-la. Terminado esse prazo, Labão deu-lhe Lia ( a irmã mais velha de Raquel ) em vez de Raquel.

Será que Jacó estaria colhendo o que semeou?

Depois disso, Jacó trabalhou outros 7 anos para obter Raquel e ainda outros 7 anos por muito gado e rebanho.

Depois disso, deixou Padã-arã para retornar a Betel, agora tinha 11 filhos e muitas propriedades, mas não o que poderia ter se tivesse recebido a benção do jeito de Deus em vez de agarrar a benção. Isaque foi um homem rico e Jacó era o principal herdeiro de sua riqueza.

Enquanto Jacó chegava mais próxima a sua terra natal, seu coração encheu-se de temor do seu irmão.

Enquanto planejava e esquematizava certa noite, um homem ( anjo ) de Deus veio e contendeu com Jacó, em sua teimosia Jacó combatia com força, mas, assim que chegou a noite, o anjo fez que Jacó ficasse sem ação e dependente. Enquanto Jacó agarrava-o humilde e dependentemente, foi abençoado por Deus e seu nome foi alterado.

Andou mancado até a morte, mas, agora, dependente, não é mais Jacó o enganador, mas Israel “príncipe de Deus Gênesis 32.24-28.

Essa posição teve início com a escolha de Deus por Jacó. Romanos 9.11-13. Foi efetuada pela graça persistente de Deus sobre ele.

Fonte: Alexandre Alves, Servo | Autor Pastor Forrest Keener | Tradução por Albano Dalla Pria | Revisão por Daniel Aaron Gardner

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que você aceita isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar