Personagens Bíblicos – Os dos 12 Filhos de Jacó

por Servo Alexandre Alves

Gênesis, capítulos 37 e 44.1 a 45.10

Versículo para memorizar: Gênesis 45.5

Em Padã-arã Jacó casou-se com duas esposas, Lia e Raquel, cada uma dessas esposas possuía servas, a serva, ou empregada, de Lia chamava-se Zilpa e a serva de Raquel, Bila, ambas servas tornaram-se concubinas de Jacó, o que quer dizer que lhe deram filhos legítimos. Não devemos ver isso como a vontade de Deus, pois, apesar de ser uma pratica da época, Deus nunca pretendeu que os homens tivessem concubinas ou mais de uma esposa, Mateus 9.4-6. Podemos agradecer a Deus por, pelos séculos, usar homens para fazer sua obra apesar da natureza e práticas pecaminosas deles.

Jacó teve doze filhos, nascidos na seguinte ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esses homens são muito importantes porque são basicamente os pais das doze tribos de Israel.

Jacó era parcial para José, e José era favorecido por Deus com visões e revelações do próprio Deus, por isso, José foi invejado e odiado por seus irmãos. Um dia, quando José saiu para ver o que seus irmãos mais velhos estavam fazendo com os rebanhos no campo, conspiraram matá-lo, Deus, porém, interveio e venderam José a mercadores Midianitas, invés de matá-lo, depois, Midianitas venderam-no como escravo a Potifar ( o capitão da guarda do faraó egípcio ).

Que crime terrível! Pense em como aqueles homens eram sem coração e impiedosos o suficiente para vender seu próprio irmão.

Deus não estava dormindo durante tudo isso, mas escolheu usar o pecado deles para seu próprio bem e para a execução de Seu plano. Muitos anos mais tarde, esses mesmos dez homens, que haviam vendido seu irmão, foram ao Egito comprar milho durante um período de escassez e lá encontraram seu irmão José. Depois de duas viagens, apresentou-se a eles e os mandou para casa para buscar Jacó, seu pai. Toda a família mudou para o Egito, onde foram salvos da escassez.

A família de Jacó viveu no Egito por aproximadamente quatrocentos anos a partir de então.

Fonte: Alexandre Alves, Servo | Autor Pastor Forrest Keener | Tradução por Albano Dalla Pria | Revisão por Daniel Aaron Gardner

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que você aceita isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar